Iêda Maria

Iêda Maria
Espelho

sábado, 17 de setembro de 2011

Poema em homenagem ao Dom Franco

 Hoje em seu 5º aniversário de morte, estou publicando esse poema que escrevi no 7º dia após sua morte, num momento de tristeza e dor. Hoje restam as lembranças e a saudade.
                                 
    

   Em nome do Pai que nos criou
          Do Filho que nos salvou         
          E do Espírito Santo que nos une por amor

            Amém, amém, amém...   ...
                  Amém, amém, amém...   ... Para todo sempre amém!

Não há um só ser humano que te conheceu,
Que hoje ouve essa canção, e não se lembre de ti,
Do teu olhar,
Dos teus gestos,
Do teu sorriso...   ...Porque...
Era assim que sempre celebravas a missa
Era assim que divulgavas a palavra de Deus
Era assim que proclamavas os dons do Altíssimo

Dom Franco,
Tu deixaste para nós a sabedoria
De buscar o caminho que nos leva ao Pai,
De buscar diferentes formas de caminhar, as várias possibilidades que nos leva ao conhecimento de forma harmoniosa, despidas de preconceitos e indiferenças.

Foste tu, Dom Franco
               O dom de acariciar,
                           de aliviar,
                           de acalmar.
                            
               O dom de cuidar,
                           de discernir,
                           de ensinar.

               O dom de renunciar,
                           de amar,
                           de perdoar.

Foste tu, Dom Franco
               os anseios,
                  a esperança,
                      o viver,
                           o eternizar.

         Foste tu...          Mensagem de saudades ao missionário D. Franco,
7º dia (setembro/ 2006) 

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

FAMÍLIA. Qual o seu conceito?

          


A família
Falar de família é falar da sublimação, é falar do projeto mais perfeito que Deus já realizou depois do projeto da criação do universo. A família é a base de toda estrutura social, política e religiosa. É uma instituição séria, divina e sagrada que precisa ser vista como tal em todos os aspectos, por todas as instituições.

       Há tantos meios de divulgar a família como cerne da sociedade, como algo indissolúvel. Infelizmente nos últimos anos, muitos programas de televisão mais precisamente as novelas focam mais a desavença, a briga entre os membros da família principalmente entre irmãos, foca também com requinte de detalhes e com certo incentivo a traição, o adultério, o mau-caratismo, a separação. Não há mais luta para manter, ou melhor,  para salvar um casamento. Os motivos mais fúteis são causa de separação. Isso não é um caos?Filhos que enfrentam os pais, desrespeitando-os, pais que desrespeitam os filhos.

        Ainda hoje estou pasma com os personagens de Insensato Coração, os irmão que duelaram até a morte. Quanta insensatez!Quanto prazer em mostrar, espalhar, disseminar, divulgar o ódio, o rancor, a maldade na família, como se não houvesse outra coisa na família de mais valia, de mais maravilhoso, grandioso para retratar como o perdão, o arrependimento, o “abaixar de cabeça” quando erra, quando transgride o direito do outro. A diminuição ou mesmo o extermínio dessa permissividade que é dada aos filhos o direito de xingar os pais publicamente ou entre paredes ,de desobedecer,de bater na cara dos pais como retratou a personagem Leila que bateu no rosto do pai dedicado, atencioso, que perdeu o controle por razões óbvias, foi uma cena deprimente, agressiva e imbecil, que jamais poderia  ter sido exibida com tanta convicção. Cenas como essas corrompem e incitam crianças, adolescentes e jovens a repetir as mesmas ações acreditando ser defensiva, normal e correta.
    Será que não existem mais famílias felizes? Será que não existem mais filhos obedientes, pais amigos, mães amáveis? Será que não existem lares onde o amor, a paz e a cordialidade é que reinam? Será que não existem mais famílias que se respeitam?  È evidente que existem e muitas, com princípios e com valores éticos. Por que não retratar isso? Porque agir como se a família fosse uma instituição falida?

 Para você a família é uma instituição falida?

 Você acredita que é correto bater nos pais, mesmo que estes não tenham razão? Eu falei “bater” como foi retratada na referida novela?

O que os pais devem fazer para conquistar o amor dos filhos e vice versa? O que que deve deser mudado radicalmente, AGORA para mudar essa realidade como filho matar os pais e pai matar os filhos?